9 Dicas Para Aproveitar o Espaço do Apartamento

9 Dicas Para Aproveitar o Espaço do Apartamento

1) Não aja por impulso

O planejamento é fundamental para aproveitar, devidamente, cada centímetro dos ambientes. Isso significa que, antes de se encantar com alguma mobília, é importante ter um estudo de cada espaço.

Assim, o layout predefinido ajuda a idealizar uma composição que seja elegante, confortável e adequada ao seu estilo e personalidade.

2) Integre mais, divida menos

A tendência, aqui, vai além do espaço de um apartamento pequeno. Isso porque a integração de ambientes é uma realidade consolidada em qualquer imóvel.

É inegável, entretanto, o seu apelo em ambientes estreitos. Afinal, as salas integradas à cozinha apresentam um conceito inteligente de ampliar ambientes.

Sem falar no elemento social: em reuniões de amigos, o anfitrião pode interagir com os convidados, sem paredes entre a cozinha e as salas para separá-los.

Outros exemplos funcionais disso são:

  • varanda e sala de estar, ao ampliar o ambiente com a remoção de portas;
  • a junção de dois cômodos para compor um quarto e um home office no mesmo espaço;
  • a cozinha e a lavanderia.

Dessa maneira, a integração permite uma circulação mais prática, pelos cômodos, além de facilitar a sua organização.

3) Avalie o uso de eletrodomésticos multifuncionais

Menos é mais — e não apenas na decoração minimalista. Os eletrodomésticos compactos também são muito bem-vindos na composição de ambientes. Isso traz flexibilidade aos cômodos e faz com que todo espaço seja melhor aproveitado. Além de ser uma alternativa econômica, ajudando a guardar dinheiro com mais consciência.

Exemplos disso são os cooktops, fornos de embutir ou máquinas de lavar equipadas também com a função de secadora.

4) Aproveite o uso de móveis 2 em 1 e sob medida

A multifuncionalidade cai bem também na escolha de móveis. Sofás que se transformam em camas, por exemplo, são confortáveis e dispensam a construção de um quarto de hóspedes. Outros exemplos:

  • cama com baú;
  • mesas de centro com espaço interno para armazenar objetos;
  • bancadas, estantes e mesas com gavetas;
  • beliches;
  • mesas dobráveis.

Quando um móvel desempenha o papel de outros dois ou mais, o espaço de um apartamento pequeno é aproveitado. Além de agregar muito estilo à sua decoração.

Nessa linha de pensamento, vale observar as vantagens em realizar projetos com móveis sob medida. Providenciais, eles aproveitam toda a metragem de cada ambiente. Com isso, alia-se conforto, organização e estilo ao lar.

5) Use cores claras para dar sensação de amplitude

Ao garantir a harmonia entre os pisos e paredes, as pessoas têm a sensação de amplitude e continuidade nos cômodos. Desse modo, o espaço de um apartamento pequeno pode render mais.

Para isso, acredita-se que o uso do mesmo piso, em todo o imóvel, ajuda a causar esse efeito. Caso não seja possível, que tenham tons similares para não quebrar o padrão.

Além disso, as superfícies claras dispõem de uma ação complementar: a de distribuir a iluminação dos cômodos. Ou seja, a combinação entre o projeto luminotécnico e as cores de cada ambiente favorece a decoração do lar.

6) Aposte nos espelhos como elementos estratégicos

Elementos transparentes, como divisórias, ajudam a criar a sensação de amplitude. E o mesmo pode ser feito com os espelhos. Usados estrategicamente, são artifícios que valorizam os cômodos de diversas maneiras. Em toda a parede da sala, por exemplo, faz com que o ambiente pareça maior do que é.

O mesmo pode ser feito em outras áreas, como o quarto. Armários com portas espelhadas tornam o espaço mais versátil e, ainda, trazem mais elegância à composição.

Se preferir, os espelhos podem ser usados em toda a superfície ou apenas em detalhes. Algo que traz mais variedade às possibilidades decorativas.

7) Invista em um projeto de iluminação

Por fim, a iluminação deve ser pensada com cuidado. Afinal, desempenha um importante papel na composição de cada cômodo.

Quando o pé-direito é baixo, os focos indiretos de luz valorizam o lar com luminárias — de chão ou de mesa — e abajures. Do contrário, lâmpadas embutidas podem ser usadas, pois, assim, o forro de gesso não rouba a atenção.

Convém buscar equilíbrio entre sensação de conforto e luminosidade para destacar cada detalhe. Por isso, um projeto luminotécnico é de grande relevância.

8) Use as paredes do espaço de um apartamento pequeno

Para deixar a área livre para circulação, a decoração pode “subir pelas paredes do lar”. Quadros, pôsteres, fotografias e prateleiras são boas opções para isso e, para quem tem o hábito de fazer compras pela internet, podem surgir ótimas oportunidades de composição nesse sentido.

Pense em uma maneira de valorizar cada espaço, mas sem carregá-lo demais. Até por isso, a decoração deve ser igualmente funcional e cativante.

9) Valorize as linhas horizontais e verticais

O espaço de um apartamento pequeno pode ser valorizado por meio de suas linhas horizontais e verticais. Ambientes de pé-direito baixo, por exemplo, ganham amplitude com a verticalidade.

Vale se atentar ao fato de que o efeito é potencializado com o complemento de dicas que já trouxemos neste artigo. É o caso das tonalidades claras para criar um efeito harmônico.

As linhas horizontais, por sua vez, podem ser usadas para causar um efeito maior de aconchego. Especialmente quando o espaço possui pé-direito alto. Nessas condições, convém o uso em móveis e objetos decorativos, como tapetes.